HISTÓRIA DO LADRILHO NO BRASIL

Origens do ladrilho hidráulico

A origem do ladrilho hidráulico remonta aos antigos mosaicos bizantinos, criados para decorar pisos e paredes e expressar arte e religiosidade. O ladrilho foi largamente aplicado na Europa como revestimento de parede e piso. Os ladrilhos importados para o Brasil vinham de Portugal, da França e da Bélgica. No final do século XIX, os segredos das técnicas de manufatura do ladrilho foram passados aos imigrantes residentes no Brasil e, então, começaram a ser instaladas aqui as primeiras fábricas.





Históricos
Os ladrilhos hidráulicos têm origem nos antigos mosaicos bizantinos. As primeiras fábricas no Brasil
Surgiram no final do século XIX, primeiramente dedicadas ao revestimento de paredes e apenas numa segunda etapa, aos pisos.
Este revestimento recebeu o nome de ladrilho hidráulico pelo fato de ser apenas molhado, sem processos de queima. Os ladrilhos têm durabilidade estimada em mais de 100 anos.


    


As peças são produzidas, em sua maioria, nas dimensões 20 x 20 cm,em diversas combinações de cores devido à sua técnica de produção artesanal, que permite peças personalizadas
Um padrão de ladrilho muito utilizado é este com o mapa de São Paulo. Este padrão foi desenvolvido em um concurso promovido pelo então prefeito Faria Lima, no ano de 1966, para escolher o piso padrão da cidade de São Paulo.















Outro padrão que vem sendo muito utilizado é o ladrilho podotátil, que serve de sinalização tátil. Este recurso auxilia as pessoas portadoras de deficiência visual quanto ao seu posicionamento na área da calçada. Este ladrilho deve ser instalado em áreas de rebaixamento de calçada, travessia elevada, canteiro divisor de pistas ou obstáculos suspensos.

Definições

Ladrilho hidráulico: Placa de concreto de alta resistência ao desgaste para acabamentos de paredes,
pisos internos e externos, contendo uma superfície com textura lisa ou em relevo, colorida ou não, de formato quadrado, retangular ou outra forma geométrica definida. Sua principal característica é a alta resistência a zonas de tráfego intenso, aliando características antiderrapantes e de alta resistência à abrasão, o que o torna indicado para calçadas, passeios públicos, praças, garagens,estacionamentos, rampas para automóveis, ambientes internos, bordas de piscinas etc., oferecendo segurança
para as pessoas mesmo quando molhados.

Características
A calçada de Ladrilho Hidráulico para ambientes externos deve levar em consideração os aspectos de
uso, tais como: abrasão, tráfego de pedestres, cadeirantes e intempéries. As principais características
desse tipo de piso são:
Facilidade de execução e manutenção: por serem pré-fabricados, os ladrilhos hidráulicos já chegam
prontos para uso na obra. Sua instalação é muito fácil, demandando apenas mão-de-obra treinada.
Conforto de rolamento: A regularidade da superfície dos ladrilhos hidráulicos e as pequenas espessuras das juntas conferem conforto ao caminhar ou no uso de cadeiras de rodas ou carrinhos. Para garantir o conforto de rolamento, os ladrilhos hidráulicos não podem apresentar superfícies com reentrâncias ou relevos acentuados.
Superfície antiderrapante: Ladrilhos hidráulicos proporcionam segurança aos pedestres, mesmo em
condições de piso molhado.
Conforto térmico: A utilização de ladrilhos hidráulicos de cores claras proporciona menor absorção de calor, melhorando o conforto térmico das calçadas.
Rápida liberação ao tráfego: Após 24h da instalação, o tráfego já pode ser liberado.
Resistência e durabilidade: A elevada resistência dos ladrilhos hidráulicos confere grande durabilidade à calçada.
Produto ecológico: Os produtos à base de cimento podem ser totalmente reciclados e reutilizados
na produção de novos materiais. Isto ajuda na preservação de jazidas de calcário e evita a saturação
de aterros.
Diversidade de cores e texturas: Os ladrilhos hidráulicos podem ser fabricados com uma ampla
variedade de cores e texturas.

Formato e Dimensões
Formatos: Quadrados,Retangulares
Medidas: 05x05, 10x10, 20x20m 25x25, 30x30
Espessura: 2Cm
Peso da peça: de 1,500 Kg a 4,00 Kg

Assentamento
O assentamento pode ser feito com argamassa tradicional elaborada em obra ou utilizando argamassa
industrializada.
A argamassa elaborada em obra consiste em uma mistura de cimento e areia na proporção de 1:6 (uma parte de cimento para seis partes de areia média), resultando em uma argamassa de consistência seca (farofa).